Avançar para o conteúdo principal

Mercado de síndicos profissionais vive momento de alta no Brasil

 

freepik

Pesquisa do Síndiconet revela que ao menos 20% dos condomínios é administrado por síndicos profissionais e número de profissionais pode chegar a 420 mil

O Brasil vive um momento de crescimento notável no mercado de síndicos profissionais. Segundo estudo realizado pela Síndiconet, o número destes colaboradores chegou a uma base estimada de 420 mil em 2023.

A magnitude deste cenário é tão grande que, dez anos atrás, em 2013, apenas 6% dos condomínios brasileiros eram geridos por síndicos especializados. Hoje, o resultado é que 20% destas copropriedades estão nas mãos de pessoas que trabalham com apenas esta função.

Pela pesquisa, é nítido que o mercado de síndicos profissionais tem se destacado como uma alternativa confiável para os condomínios, oferecendo uma série de benefícios aos moradores. Esse grupo traz uma vasta experiência em áreas como finanças, gerenciamento de conflitos, manutenção e supervisão de equipes. Além disso, sua atuação impulsiona a transparência e a governança eficiente nos condomínios, resultando em uma melhoria geral da qualidade de vida para os residentes.

Neste contexto, Leonardo Mascarenhas, diretor comercial e embaixador do Nextin Home – ecossistema criado pela Nextin para a gestão condominial, compartilhou seu entusiasmo e perspectivas sobre esse fenômeno crescente. "Estamos testemunhando uma mudança significativa nas preferências dos moradores de condomínios, que buscam uma gestão profissional e especializada para garantir o bom funcionamento e a valorização de seus imóveis", assinala.

Ainda de acordo com o Síndiconet, 59% dos moradores de um condomínio, identificam a atuação de um síndico, como relevante, após a pandemia. Isso acentua a nota de 4.7, numa escala de 1 a 5, quanto a relevância do papel de um síndico.

A partir destes dados, fica claro que o papel do profissional é crucial ao fornecer serviços de qualidade e implementar práticas eficientes de administração condominial. Porém, para fazer a engrenagem girar e manter a ordem em um condomínio é preciso muito mais que força de vontade, é necessário desenvolvendo ágil.

“Sabemos que a função de um síndico é desafiadora e demanda habilidades de gestão eficiente. Para atender essa necessidade, precisamos incorporar na rotina dele um conjunto de práticas e valores que permite a adaptação rápida às mudanças, mas também é preciso fundamentar uma técnica para priorizar tarefas de forma eficiente e otimizar a comunicação com os moradores. É isto que tratamos como desenvolvimento ágil”, salienta Giorgio Caldeira, fundador e diretor de tecnologia da Nextin.

Sabendo da importância deste novo encarregado dentro de um condomínio e também quais atribuições são incumbidas a ele e quanto sua melhor metodologia de trabalho, falta apenas falar do suporte que ele carece para desenvolver suas funções. Considerando ainda que um único síndico pode administrar 10, 20, 30 e até mais pontos diferentes, cuidando da vida de centenas de famílias e milhares de pessoas.

“Hoje, os métodos de gestão estão modernos e incorporam sistemas tecnológicos que utilizam de recursos nascidos da Inteligência Artificial para colaborar com a gestão condominial. A tecnologia em favor dos métodos administrativos pode ajudar os síndicos a se organizarem quanto ao fluxo de pessoas que acessam os lares, também produzir comunicados rápidos para utilização interna, além de colaborar para a administração de recepção de encomendas, agendamento de horários para espaços diferentes e até mesmo para funções de segurança”, pontua Luana Caldeira, cofundadora e diretora de mercado da Nextin.

A especialista ainda explica que um dos principais benefícios da Inteligência Artificial é a automação de tarefas repetitivas e burocráticas. “Afazeres como agendamento de manutenção, controle de acesso, monitoramento de segurança e gestão financeira podem ser realizadas de forma mais eficiente e precisa, otimizando o tempo e permitindo que os profissionais se concentrem em questões mais estratégicas e de maior valor agregado”, finaliza.

A Nextin tem sido uma parceira estratégica para muitos síndicos profissionais, fornecendo soluções inovadoras e tecnológicas que otimizam as operações diárias de administração. A empresa disponibiliza o Nextin Home, uma solução tecnológica com mais de 30 funções em forma de aplicativo para condomínio mais completa que irá encontrar, para auxiliar o dia a dia nesses locais de moradia, possuindo um sistema de gestão e monitoramento que inclui site e portaria.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Por que vale a pena aderir à energia solar residencial

  Créditos: Freepik Para uma parcela cada vez maior da população brasileira, as contas de luz vão se tornando coisa do passado, e que não vão deixar nenhuma saudade. A dependência exclusiva de energia elétrica fornecida pelas concessionárias, como a Eletrobras, a Cemig ou a Enel, já há alguns anos perdeu força para grandes oportunidades de economia e até de bons negócios. O acesso aos painéis solares, inclusive residenciais, garantem energia mais limpa, mais econômica e até mais flexível. Isto porque o consumidor não precisa restringir sua estrutura aos quilowatts que lhes são necessários, mas instalar uma quantidade superior à demanda e repassar o excedente a outras instalações em seu nome, CPF ou CNPJ. Essa ideia vem transformando a maneira como os brasileiros se relacionam com este mercado, impactando inclusive os novos projetos imobiliários. Tanto que os sistemas de energia de matriz solar vêm crescendo exponencialmente em todo o país. Atualmente, existem mais de 2 milhões de p...

Empreendedor Anderson Franco, investe em app de treino em casa, para levar a cultura da saúde e cuidado com o corpo para todas as classes

  Anderson Franco, empreendedor residente em Ipatinga (MG) e que se especializou em negócios que entregam mais qualidade de vida para as pessoas, lançou, em São Paulo, o Allp Home, um aplicativo de auxilia os usuários a praticarem exercícios em suas próprias casas. Com assinaturas a partir de R$ 0,99, o objetivo é tornar essa plataforma o maior ambiente virtual para a prática de atividades físicas do Brasil. O app nasce da Allp Fit, uma rede mineira de academias que tem ganhado bastante público no Sudeste brasileiro e apresenta Anderson Franco como CEO. A grande sacada deste empreendimento é levar a cultura da prática de exercícios dentro do conforto da própria residência num preço acessível a todos os públicos. Tudo começou com o evento de lançamento desse estilo all in home fitness do país ocorreu na última terça-feira (07), na sede do hub de comunicação Gotcha, na Vila Olímpia – bairro da capital paulista. A programação do evento contou com a participação de personalidades ...

Bancos e instituições financeiras são os maiores credores dos brasileiros

  Crédito: Freepik Conviver com as dívidas é um problema que afeta uma parte considerável dos brasileiros. Atualmente, 71,74 milhões de pessoas no país estão inadimplentes com um ou mais credores. Os números, presentes no Mapa Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa, foram produzidos pelo órgão de proteção ao crédito, e referem-se ao último mês de agosto. A dívida total chega a R$ 355 bilhões, valor 0,95% maior do que o registrado em julho. A maior parte desse montante (29,29%) foi contraída junto a bancos e serviços de cartão de crédito. Outros 15,3% são de devedores cujos rendimentos estão comprometidos com instituições financeiras. “O problema de ter que encarar as multas e os juros bancários é que eles são simplesmente astronômicos”, admite Bárbara Jennifer Rodrigues Resende, advogada do escritório Montalvão & Souza Lima Advocacia de Negócios. A publicação do Banco Central (BC) -  Estatísticas Monetárias e de Crédito  confirma o cenário. No último mês de...